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IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

IBOL recebe selo de Acreditação

Nos últimos dois anos, o IBOL investiu para alcançar maior qualidade e reduzir riscos em seus serviços oftalmológicos. Este processo envolveu todo o corpo de médicos e funcionários e acaba de ser premiado com o selo de Hospital Acreditado Pleno, outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O processo para obtenção de um selo ONA é voluntário, periódico e reservado. Para receber um selo de Acreditação, as instituições buscam atender a rígidos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais até procedimentos de gestão.

Nesta entrevista, Dr. Oswaldo Moura Brasil explica quais motivações levaram o IBOL a investir para alcançar este objetivo e o que muda para pacientes, familiares e funcionários.

1) Quais foram as principais motivações que levaram o IBOL a investir em um selo de Acreditação?

Dr. Oswaldo Moura Brasil - Precisamos atualizar, inovar e melhorar a cada dia os processos internos e externos do IBOL. A oftalmologia é um campo onde as atualizações ocorrem de forma avassaladora. A Acreditação foi um diferencial para troca de experiências, melhoria contínua dos processos e revisão do plano de ação do IBOL. Esse processo, nos fez rever os pontos positivos e o que poderia e precisava ser melhorado. Nosso intuito foi aprimorar e retroalimentar o trabalho realizado no hospital. Tanto a visita diagnóstica dos clientes, quanto a auditoria para certificação foram extremamente agregadores para aprimoramento contínuo dos processos de qualidade.

2) Na sua opinião, quais serão os principais benefícios que os pacientes e seus familiares poderão esperar com a conclusão dessa etapa do processo de Acreditação?

Dr. Oswaldo Moura Brasil - Os pacientes e seus familiares terão acesso a serviços realizados dentro de altos padrões de segurança e qualidade. Durante o processo de implantação dos requisitos, os profissionais foram sensibilizados e, com isso, o atendimento aos pacientes se tornou mais eficaz, seguro e eficiente.

De um modo geral, com a revisão dos fluxos de atendimento e um melhor controle e organização de todos os processos, isso acaba se refletindo na maior disponibilidade de tempo e atenção ao paciente.

O registro efetivo das atividades e a implantação dos protocolos contribuem para convergência de maior segurança. Enfim, todo o processo que foi aperfeiçoado durante Acreditação visa oferecer uma melhoria nos indicadores de prestação de serviços.

3) O que mudou ou muda para médicos e profissionais do IBOL com o selo de Acreditação Plena?

Dr. Oswaldo Moura Brasil - A obtenção do selo Acreditado Pleno, fornecido por uma instituição reconhecida, é uma grande conquista para os profissionais, pois é a chancela de que o que foi realizado está dentro dos padrões de segurança e qualidade.

É importante ressaltar que a equipe que desenvolveu os requisitos do manual, descreveu e mapeou os processos, trabalhou com análise dos resultados, procurou a melhoria contínua. Agora, possuímos um entendimento bem mais profundo do que é gestão. Essa equipe amadureceu e tem em mãos subsídios para manejar ferramentas da qualidade e conseguir melhorar os processos de forma progressiva através da análise crítica dos resultados.

Normalmente, após uma experiência desse porte, acreditamos que o profissional torna-se mais capacitado para enfrentar os desafios diários em busca da melhoria do atendimento.

4) Completar meio século desde a idealização do IBOL pelo Prof. Luiz Eurico é algo que está próximo. O que mudou de lá para cá? E o que permanece em sua essência?

Dr. Oswaldo Moura Brasil - Foi imensa a evolução da medicina neste meio século. A tecnologia propicia a cada dia mais agilidade na pesquisa, na divulgação do conhecimento, no diagnóstico e tratamento das doenças. A expectativa de vida quase duplicou nos últimos anos. Doenças que eram raras passaram a ser muito frequentes por serem mais comuns em mais idosos. O desafio é grande e é preciso participar e acompanhar o progresso.

O que nos foi transmitido pelo Prof. Luiz Eurico Ferreira e que tentamos acompanhar e aprimorar são os princípios de ética, honestidade, dedicação, atualização, aprimoramento, visando sempre a qualidade e segurança a ser oferecido a nossos pacientes.

Basicamente é o que mudou e o que queremos que sempre permaneça.

 


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