Graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1996, fez residência em Oftalmologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre 1997 e 1999. Entre 2001 e 2007, participou de estágio em Oftalmologia pediátrica no Instituto Fernandes Figueiras/Fiocruz.
Atualmente, trabalha na avaliação do desenvolvimento visual infantil e no tratamento dos casos alterados. Além disso, a Dra. Simone ocupa-se do tratamento das doenças oftalmopediátricas com repercussão visual, quando possível, e no acompanhamento do desenvolvimento com orientação para o melhor desenvolvimento visual e global em cada paciente com sequelas, nas unidades IBOL de Botafogo e da Barra.
Participa, desde meados da década de 90, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Nos anos 2000, ingressou na Sociedade Brasileira Oftalmologia Pediátrica.
Ainda é ou foi a responsável pelos exames oftalmológicos nas UTI neonatal ligadas à Rede Perinatal de Duque de Caxias (2001 a 2008), de São João de Meriti (de 2003 ao presente) e da Barra da Tijuca (de 2009 ao presente).
A Dra. Simone Cerveira confessa ser gratificante observar os resultados das intervenções. Segundo ela, é essencial “perceber a evolução na visão de uma criança com deficiência e seu consequente crescimento e maturidade e participar assim na construção da independência daquele ser.