CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Novos horizontes nas cirurgias de catarata e refrativa

 

Em março de 2014, o Centro de Estudos do IBOL trouxe do Recife o Dr. Álvaro Dantas de Almeida Junior, oftalmologista do Hospital da Visão de Pernambuco. O médico apresentou uma palestra sobre os novos horizontes nas cirurgias de catarata e refrativa, esclarecendo detalhes de novos materiais e equipamentos cirúrgicos.

Dentre as novidades, o Laser de Fentosegundo Tridimensional pode ser utilizado nas cirurgias refrativas (para diminuição de grau) e nos transplantes de córnea sem a utilização de lâminas. “Ele praticamente anula alguns tipos de complicações cirúrgicas, agiliza a recuperação do paciente e torna o procedimento menos invasivo”, explica Dantas. Porém, ressalta que, mesmo com as novas tecnologias, todos os pacientes devem ser alertados sobre as possíveis complicações de qualquer cirurgia ocular, como infecções, vermelhidão, olho seco e até a possibilidade de precisar realizar uma nova aplicação de laser no futuro.

Álvaro Dantas é graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui especialização em oftalmologia pela Fundação Altino Ventura, título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Fellowship em Glaucoma pela Fundação Hilton Rocha, de Belo Horizonte. É membro, entre outras instituições dedicadas à visão, da Academia Americana de Oftalmologia, da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa e da Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.