CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Baixa de visão: nova droga diminui injeções intraoculares

Os resultados do uso de um novo corticoide intraocular biodegradável no tratamento de perda de visão em adultos, causada por bloqueio das veias do olho, foi o tema apresentado pelo Dr. Oswaldo Ferreira Moura Brasil, durante o último encontro do Centro de Estudos do IBOL, que ocorreu no dia 14/07/2014.

Inicialmente, Dr. Moura Brasil abordou duas causas importantes que existem de baixa visão: a diabetes e as oclusões vasculares da retina, ambas provocam edema macular causados por inflamação. Embora se consigam bons resultados com os tratamentos tradicionais existentes até o momento, o inconveniente desses tratamentos é o número necessário de injeções intraoculares: são pelo menos seis injeções durante um semestre para as oclusões, além de outros tratamentos coadjuvantes e; no caso da diabetes, são necessárias 12 aplicações intraoculares mensais por 1 ano.

Durante a palestra, foram ainda apresentados os resultados de três estudos prospectivos, multicêntricos, randomizados e controlados com o uso dessa nova droga intraocular: as curvas estatísticas mostram uma melhora significativa e rápida de visão, por um lado; e diminuição do número de injeções intraoculares, por outro. Dr. Moura Brasil ainda detalhou e discutiu com os profissionais do IBOL quais os possíveis efeitos colaterais, vantagens e desvantagens desse novo tratamento.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.