CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Tecnologia contra visão opaca

De olho em equipamentos de pontas para todos os tratamentos oftalmológicos, a reunião científica do IBOL, neste mês de abril de 2015, trouxe o cirurgião oftalmológico, Israel Rosenberg, que falou sobre novos equipamentos para cirurgia de catarata com a técnica de facoemulsificação.

Nos últimos anos, grandes avanços foram obtidos com as novas técnicas para a remoção da catarata. A facoemulsificação é uma dessas técnica, pois dispensa o uso de pontos numa cirurgia de catarata, além de outras vantagens durante a cirurgia. O procedimento dissolve o cristalino, através de uma pequena incisão, menor de três milímetros o que contribui para uma inflamação menor e uma recuperação que é praticamente imediata.

A plataforma do equipamento, apresentada pelo Dr. Rosenberg, otimiza os procedimentos cirúrgicos de catarata, especialmente aquelas cataratas ditas mais duras, ou quando o paciente tem uma pupila muito pequena. O equipamento apresentado tem um design moderno com interface gráfica muito interessante para o médico, mostrou o convidado.

A cirurgia de catarata, além de curar a doença, dá ao paciente uma condição ainda melhor do que estava antes de se submeter ao procedimento. E segundo Rosenberg, com as novas tecnologias disponíveis, todos - médicos e pacientes - são beneficiados.

Saiba mais - A catarata é uma opacidade do cristalino - a lente natural do olho. Assim, o que vemos pode se tornar turvo. Entre os fatores que provocam a catarata, pode-se citar o diabetes, inflamação no olho, histórico familiar, uso de alguns medicamentos como corticóides por longo prazo, fumo, cirurgia por outro problema oftalmológico, exposição excessiva aos raios do sol, entre outros.

Normalmente, a cirurgia é recomendada quando o paciente tem muitas dificuldades para realizar atividades normais como dirigir, ler livros, olhar o computador ou a televisão, mesmo usando óculos.

 


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.