CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Jornal Posto Seis - dezembro 2015

O risco do verão para os olhos

O próximo dia 21 de dezembro marca a temporada do verão. Nesta estação, com os dias mais ensolarados e quentes, os cuidados com a exposição ao sol devem incluir também os olhos. Os raios ultravioleta (UV) estão mais incidentes e, como são mais agressivos, podem acarretar riscos para a saúde dos olhos.

A maior exposição aos raios ultravioletas pode contribuir no desenvolvimentos de alterações oculares como a catarata, a degeneração macular e o pterigio.

Dr. Bernardo Nakamura, responsável pela unidade de Copacabana do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), explica que a catarata em geral, assim como a degeneração macular acometem os pacientes numa idade mais avançada. Já o pterigio, que é uma degeneração da conjuntiva, pode afetar pacientes mais jovens, provocando desconforto estético e até deformações na córnea.

O uso de óculos escuros com proteção UV, principalmente nessa época do ano, é uma das recomendações do Dr. Nakamura. Este hábito pode contribuir para uma saúde ocular mais duradoura, afirma.

Para avaliação da degeneração macular, é importante, segundo ele, uma consulta com especialista em retina. Os oftalmologistas do chamado Segmento Anterior são recomendados para exames de catarara e pterígio.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.