CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Cirurgias minimamente invasivas

Estudo de casos com o novo equipamento VisuMax, que é um laser de femtosegundo e a cirurgia SMILE (em inglês, Small Incision Lenticule Extraction), realizada pelo equipamento, adquirido pelo IBOL no ano passado, foram os temas abordados pelos oftalmologistas Tatiana Klejnberg e Renato Oliveira, durante a reunião científica do IBOL realizada em abril.

A tecnologia permite cirurgias para altos graus de miopia (até 10 dioptrias) e de astigmatismo (até 5 dioptrias), com a menor alteração possível da biomecânica da córnea. A Dra. Tatiana destacou, inicialmente, alguns aspectos positivos do equipamento. Segundo ela, esta é uma cirurgia considerada minimamente invasiva, pois o corte é muito pequeno em comparação a outros procedimentos. Além disso, falou sobre a facilidade de usar apenas um único aparelho durante a cirurgia, eliminando a transfêrencia do paciente de um equipamento para outro. Outra vantagem é que não há a necessidade de controle da hidratação da córnea, como em outras técnicas.Por outro lado, falou que, por enquanto, não há a disponibilidade de fazer esse tipo de cirurgia nos casos de hipermetropia, apesar de já estar em teste um software para esses casos.

Em seguida, Dr. Renato Corrêa Oliveira abordou a aplicação dessa tecnologia para os casos de pacientes com ceratocone. O ceratocone é a distrofia mais comum da córnea. É uma doença hereditária, genética, que surge na adolescência ou início da fase adulta e que pode provocar graves consequencias para a saúde dos olhos. Segundo Dr. Oliveira, entre os sintomas, uma dificuldade visual que os óculos não conseguem corrigir e uma mudança rápida do grau dos óculos.

O IBOL incorporou a tecnologia VisuMax, da empresa alemã Zeiss, em 2015 e, de lá para cá, já foram realizadas inúmeras cirurgias por este método - todas com altíssimo grau de satisfação dos pacientes.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.