CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Nova droga traz esperança para oftalmologia

O tratamento para edema macular relacionado à idade, edema macular diabético, oclusões venosas da retina e neovascularização miópica com uma droga chamada aflibercept foi o tema da reunião científica do IBOL, no mês de junho.

A oftalmopediatra Cecilia Achcar apresentou resultados de alguns amplos estudos realizados mundialmente com pacientes nos quais foi administrada a droga que tem gerado grande esperança entre a comunidade de oftalmologistas e visa melhorar a acuidade visual.

Achcar mostrou os resultados após a aplicação intraocular desse medicamento para algumas patologias oftalmológicas. A maioria dos pacientes teve um ganho significativo de acuidade visual. Segundo ela, a melhora foi sentida já nas primeiras quatro semanas. E um resultado mais expressivo foi observado ao fim de um ano. Os pacientes conseguiram voltar a dirigir e ler um jornal diário.

Os estudos apresentados pela Dra. Cecília compararam o aflibercept com a eficácia de outros medicamentos já em uso no país. Vale ressaltar que os efeitos colaterais apresentados foram muito baixos.

As doenças - A oclusão venosa da retina é um bloqueio da circulação sanguínea; a neovascularização miópica ocorre em indivíduos que têm alto grau de miopia; o edema macular relacionado à idade é um dos maiores riscos de cegueira em adultos e o edema macular diabético está associado a quem tem essa patologia.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.