CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Padrão ONA chega à farmácia

Assistência farmacêutica, farmácia clínica e farmacovigilância foram os temas da reunião científica do IBOL no mês de agosto. Para falar do assunto, as convidadas foram Samanta Pereira da Cruz e Roberta Nóbrega Nossar, ambas do setor de farmácia. “Esta é uma temática essencial dentro do processo de acreditação que está em implantação no IBOL desde 2015”, afirmou Renata Martins, consultora da MMP, e que tem atuado na implantação do selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no Instituto.

A busca pelo aprimoramento das práticas na área de farmácia visa, em síntese, a segurança do paciente, evitando reações adversas aos medicamentos e efeitos colaterais indesejados. Atualmente, esse setor do IBOL tem uma atuação mais restrita ao armazenamento, distribuição e rastreabilidade dos medicamentos, mas a partir de um projeto piloto proposto pela dupla de farmacêuticas, o Instituto ampliará a atuação desse setor. A proposta é padronizar, dentro das normas da ONA, etapas como a seleção dos medicamentos que serão adquiridos, programação da aquisição e armazenamento de forma correta e que evite disperdícios.

Com a implantação desse novo modelo de farmácia, o setor acredita na maior interação com o corpo de profissionais multidisciplinares, incluindo desde médicos, cirurgiões, farmacêuticos e enfermeiros com ênfase em oferecer o melhor e mais seguro tratamento ao paciente do Instituto. Como Samanta e Roberta explicaram, um dos grandes desafios é aumentar a adesão do pacientes e seus familiares ao tratamento, minimizar os erros de medicamentos baseado nas evidências existentes e conseguir aumentar a eficácia com foco no perfil epidemiológico do IBOL, evitando ao máximo os efeitos adversos na interação com outros medicamentos e promovendo o auto cuidado dos pacientes.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.