CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Buraco na mácula: como evitar a perda da visão

Algumas alterações na retina, incluindo problemas na mácula, foram tema da reunião científica do IBOL, no mês de julho de 2017. O tema foi aprofundado a partir de estudos de casos apresentados pelo Dr. Remo Turchetti Moraes, especialista no tratamento do segmento posterior dos olhos, com foco principal em doenças da retina e vítreo.

O buraco na mácula prejudica a visão na parte central do campo visual. No início da doença, os portadores, muitas vezes, nem a percebem. Depois, podem sentir dificuldade de leitura, visão dupla, distorção da imagem, como por exemplo dificuldade em enxergar a face dos indivíduos.

Traumas, processos inflamatórios e o envelhecimento são algumas das causas da doença.

Para o diagnóstico da doença, o exame mais importante é a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) que auxilia oftalmologistas em determinar se o buraco é parcial ou total e classificar a gravidade da doença.

O tratamento é cirúrgico e, na reunião científica do IBOL, foi discutido o melhor momento desse procedimento. Em estágios iniciais da doença, o paciente pode recuperar totalmente a visão. Por isso, a visita ao oftalmologista, ao menos uma vez ao ano, é sempre recomendada.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.