CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Experiência inigualável

Um dos maiores especialistas em todo o mundo em angiografia fluoresceínica e Diretor do IBOL, Dr. Hugo Ribeiro Soares Maia, foi o palestrante da reunião científica do Instituto neste mês de novembro.

- Poucos profissionais têm a experiência e a casuística do Dr. Hugo. Nós, especialistas em retina, além de muitos outros oftalmologistas, somos muito agradecidos ao que ele nos ensinou”, afirmou o Dr. Oswaldo Ferreira Moura Brasil, ao apresentar um de seus mestres.

Dr. André Maia reforçou a mensagem anterior, lembrando que muitos profissionais foram beneficiados com as imagens que ele capturou nesses quase 50 anos dedicados à oftalmologia.

A história da angiografia no IBOL começou em 1972, contou Dr. Hugo, que iniciou sua conferência, relembrando os primeiros profissionais a atuarem na área. Em seguida, ele abordou a evolução dos equipamentos desde os primórdios, quando se usava uma máquina fotográfica com flash acoplado a um equipamento Zeiss, até o pionerismo do IBOL ao adquirir o primeiro sistema digital para fazer esse tipo de exame.

A angiografia fluoresceínica avalia a circulação dos vasos e artéria, principalmente da coróide, mas também da retina, e alterações que possam ocorrer no epitélio pigmentado retiniano.

Durante sua trajetória à frente da área de angiografia fluoresceínica, Dr. Hugo atendeu a mais de 190 mil pacientes. Diante dessa vasta experiência, apresentou diversos casos clínicos e falou sobre vantagens e desvantagens de cada equipamento, os contrastes necessários aplicados aos pacientes e suas respectivas contraindicações e reações.

 


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.