CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

Novo dispositivo para glaucoma

Um dispositivo intraocular indicado para a redução da pressão ocular no glaucoma primário de ângulo aberto foi o tema da reunião científica do IBOL, em fevereiro de 2018. A Dra. Maria Vitoria Moura Brasil, especialista na doença, explicou para quais casos o implante é indicado e as vantagens e limitações do procedimento.

Entre as vantagens do novo procedimento, aprovado pela Agência Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos, a Sociedade Americana de Glaucoma e a Anvisa, está a redução da pressão ocular através de um procedimento minimamente invasivo.

O tempo de recuperação, após o procedimento, segundo a Dra. Maria Vitoria, também é vantajoso em relação aos outros procedimentos cirúrgicos, pois é rápido. Além disso, há uma significativa redução no uso de colírios para o controle da doença.

Dra. Maria Vitoria relembrou aos participantes a forma de administração dos colírios no glaucoma:

- Mais de 50% dos pacientes precisarão de mais de uma droga para controle da pressão. Os efeitos colaterais e os tratamentos com múltiplas drogas podem diminuir a aderência ao tratamento e piorar a qualidade de vida do paciente.

Glaucoma é a segunda causa de cegueira irreversível no mundo, perdendo apenas para Degeneração Macular. “Pressão ocular alta é o principal fator de risco para o desenvolvimento e progressão da doença e é o único fator que conseguimos modificar”, finalizou.

 


© 2018 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.