CENTRAL DE ATENDIMENTO: (21) 3237-9200  |  CONTATO@IBOL.COM.BR  |  INTRANET  |  INÍCIO  |  

IBOL - Instituto Brasileiro de Oftalmologia

CRM 52.15375-51

Oswaldo Moura Brasil

O Dr. Oswaldo Moura Brasil cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Gama Filho (1966/1971) e fez residência em Oftalmologia pelo Serviço do Prof. Luiz Eurico Ferreira da Escola Médica do Rio de Janeiro, da Universidade Gama Filho (UGF) no biênio 1972 e 1973. Conquistou o título de Especialista em Oftalmologia concedido pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 1974, e o título de Especialista em Ultra-Sonografia pela Sociedade Brasileira de Ultra-Som em Medicina e Biologia, em 1979. Concluiu o mestrado em Oftalmologia pela UFRJ, em 1992.

Foi professor adjunto de Oftalmologia da Escola Médica do Rio de Janeiro da UGF de 1977 a 1981; é professor do Curso de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia / Universidade Estácio de Sá e Coordenador neste Curso da Disciplina Retina e Vítreo desde 1987. Já ministrou cerca de 320 aulas, palestras, cursos e conferências da especialidade e participou em cerca de 150 congressos e cursos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos e coordenando atividades. Orientou nove monografias em nível de Pós-Graduação e participou de numerosas bancas examinadoras. Publica frequentemente em revistas científicas e capítulos de livros no Brasil e no exterior, além de ser autor do primeiro livro brasileiro referente à cirurgia vítreo-retiniana.

Em 1991, recebeu medalha e diploma distinguidos pelos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil e em especial ao 1° Distrito Naval, assim como o título de “Amigo da Marinha”. É Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva da Universidade Federal do RJ; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Oftalmologia (publicação indexada, oficial, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia).

É membro emérito, ex-Presidente e ex-Diretor de Cursos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia; membro titular e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo; membro titular, fundador e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ocular; foi eleito membro honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar, em 2004. Também é membro titular: do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; da Academia Americana de Oftalmologia, USA; da Associação Pan-Americana de Oftalmologia, onde foi membro da Diretoria entre 2007 e 2009; da Retina Society, USA.; da Vitreous Society, atual American Society of Retina Specialists, USA.; da ARVO, USA.; da Societé Française D’Ophtalmologie, France; da Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do RJ; do Conselho de Diretrizes e Gestão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Academia Nacional de Medicina, onde ocupa a cadeira 31.

O Dr. Oswaldo Moura Brasil é sócio-diretor do IBOL, onde é responsável pelo Setor de Retina e Vítreo. Atende na filial de Botafogo do IBOL, principalmente no tratamento clínico e cirúrgico das doenças da retina e do vítreo, em especial das doenças da mácula, descolamento da retina e retinopatia diabética, além do tratamento cirúrgico dos traumatismos oculares.

Também é fundador, vice-presidente e cirurgião do Instituto Catarata Infantil, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo realizar gratuitamente a cirurgia de catarata congênita em crianças carentes, onde já operou mais de 100 crianças. Participar desta iniciativa é uma de suas atividades mais gratificantes, assim como a possibilidade, durante a vida profissional, de já ter operado mais de 10 mil pacientes, contribuindo para a cura e prevenção da cegueira de milhares de pessoas.


© 2017 IBOL - A cópia deste conteúdo está autorizada, desde que citada a fonte.